sábado, 3 de agosto de 2013

Estudos no Paltalk : Espiritismo Net Jovem

Programação para o mês de agosto/2013.
Aguardamos vc por lá!
Beijos e abraços

Data
Tema
Facilitador/Suporte
02/08/2013
O Espírita perante a família
Liza
09/08/2013
O Espírita perante o cotidiano (trabalho, diversão, trânsito, jogos, estudo)
André (Zech)
16/08/2013
O Espírita perante a mídia (internet, jornais, televisão, rádio)
Lúcio Flávio
23/08/2013
Bullying, tô fora! – Tem certeza?
A definir
30/08/2013
Aborto é um tema polêmico ou não? Por quê?
Convidado

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Para pensar e agir...

 
Saiu o Semeador a semear
Semeou o dia todo
e a noite o apanhou ainda
com as mãos cheias de sementes.
Ele semeava tranquilo
sem pensar na colheita
porque muito tinha colhido
do que outros semearam.
Jovem, seja você esse semeador
Semeia com otimismo
Semeia com idealismo
as sementes vivas
da Paz e da Justiça.
 
Cora Coralina
O poema acima, inédito em livro, foi publicado pelo jornal "Folha de São Paulo" — caderno "Folha Ilustrada", edição de 04/07/2001. (http://www.releituras.com/coracoralina_mascarados.asp)

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Mural reflexivo: O destino das nações

 O destino das nações
           
É, em grande parte, no seio das famílias que se prepara o destino das nações.
Esta afirmativa é do papa Leão XIII e tem um sentido muito profundo.
Ao dizer que o destino das nações é preparado no seio das famílias, por certo o papa quis se referir aos valores que são praticados dentro dos lares.
Sim, porque aqueles que hoje governam os países e conduzem o destino dos seus cidadãos, já foram crianças e conviveram no seio familiar.
Em tese, nas suas decisões sempre terão grande peso as diretrizes pelas quais foram conduzidos ao longo da infância e juventude.
Quem contestar esta tese estará negando, por isso mesmo, a eficácia da educação.
Henri Lacordaire, o ilustre vigário da Catedral de Notre-Dame de Paris, disse: A sociedade não é mais do que o desenvolvimento da família: se o homem sai da família corrupto, corrupto estará para a sociedade.
Os valores morais vividos na família, principalmente pelos pais, são decisivos na formação do homem de bem de qualquer país.
É assim que o destino das nações é resolvido no seio das famílias, pois é o lar que forma o cidadão.
É o lar que forma ou deforma o profissional de todas as áreas.                               
É a família que traça o caminho que seus membros devem percorrer.
É por essa razão que o cultivo das virtudes dentro dos lares é essencial para melhorar essa célula básica da sociedade chamada família.
Nas resoluções tomadas, no dia-a-dia de qualquer pessoa, pesarão as lições aplicadas na formação dos seus caracteres desde a infância.
Se as lições foram de corrupção, de desrespeito à vida, de supremacia da força bruta, de egoísmo e de preconceitos variados, essas serão as diretrizes que irão nortear seus atos.
Se as lições foram de honestidade, respeito pelo semelhante, fraternidade, valorização da vida no seu mais amplo sentido, essas virtudes vão basear suas decisões.
É assim que a construção de um mundo melhor depende das lições que estão sendo passadas hoje no seio das famílias.
Não se constrói um edifício começando pela cobertura mas pelas bases, pelos alicerces. E a base de qualquer sociedade, são os lares.
Se nas bases forem fincados os pilares sólidos das virtudes, todo o edifício terá segurança e nobreza.
Mas, se as bases estiverem apodrecidas pela corrupção dos costumes, então o edifício estará gravemente comprometido e tende a desabar.
É necessário e urgente que as famílias pensem nisso com carinho pois o edifício social depende de cada um de nós.
Se não desejamos guerras, corrupção, violência, precisamos agir hoje, fundamentando os alicerces dos lares com os pilares da paz, da honestidade, do respeito à vida.
Esse é o único caminho, não há outro. Não haverá um país moralizado sem cidadãos moralizados. Não haverá uma nação pacificada sem a pacificação dos seus habitantes.
*   *   *
A moral, como ensinou Jesus, o Sábio de todos os tempos, é a regra de bem proceder.
Por isso, existem alguns valores que não podem ser esquecidos nem negligenciados, no contexto educacional: a justiça, o amor e a caridade.
Estas são as virtudes básicas para uma sociedade mais feliz. Jesus as viveu e ensinou como o resumo de todas as Leis, da seguinte forma: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Um ensinamento simples e eficaz. Basta fazer. Eis o grande desafio para quem deseja construir uma família pacificada, uma cidade justa, uma nação de bem, um planeta melhor.
Pense nisso, mas pense agora!
Redação do Momento Espírita, com frases do
 Papa Leão XIII e de Henri Lacordaire, do livro
A sabedoria dos tempos, ed. Centro de estudos
 Vida e Consciência.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Pergunta feita: perispírito.

Ouvindo determinada palestra, por diversas vezes, o palestrante fazia a seguinte comparação:" o corpo fluídico é igual a um arquivo, onde são registradas todas as nossas ações que por ocasião de uma nova encarnação será consultado inclusive para verificação de provas necessárias." Há compatibilidade da assertiva com o fato de que o perispírito é formado de elementos tirados do meio onde se encontra o Espírito? 

 
O períspirito, também eh chamado por alguns companheiros de corpo fluídico e nós sabemos que:

No exame de suas principais características, o perispírito deverá ser analisado sob os seguintes aspectos:

a) Função: quando encarnado, é o intermediário entre o espírito e o corpo somático, tendo como função transmitir as sensações do corpo para o espírito e as impressões do espírito para o corpo. É ainda o "campo modelador da forma", pois, durante a gestação, será o perispírito o responsável pela estruturação do embrião, através de um campo magnético criado por ele. No Espírito desencarnado o perispírito corresponde ao seu envoltório, possuindo em sua estrutura eletromagnética órgãos e sistemas celulares à semelhança do corpo físico;

b) Forma: geralmente a forma do perispírito corresponde a aparência do corpo somático. Ao desencarnarmos, o corpo espiritual, na maioria das vezes, mantém a forma que tinha quando encarnado, no entretanto, muitos Espíritos estão aptos a promoverem transformações em sua organização perispiritual, podendo assumir uma aparência de encarnações anteriores;

c) Densidade: a densidade do perispírito é rarefeita nos Espíritos já evoluídos e pastosa ou opaca nos Espíritos ainda imperfeitos;

d) Coloração: o perispírito não está preso no corpo como se estivesse dentro de uma caixa; ele se irradia e se projeta além do corpo físico, formando a Aura. Esta estrutura vai assumir colorações diferentes em função do estágio evolutivo do indivíduo. Brilhante e luminosa nos Espíritos superiores e sem nenhum brilho, sem luminosidade e sem beleza nas entidades muitos materializadas;

e) Centros de Força: o perispírito é constituído de vários centros energéticos que concentram e coordenam a assimilação e distribuição de energias. São denominados de chacras ou centros de força.

Segundo André Luiz [Missionários da Luz, Evolução em Dois Mundos] os principais chacras são: coronário (alto da cabeça). cerebral (na fronte), laríngeo (pescoço), cardíaco (no peito), gástrico (abdômen), esplênico (região do baço) e genésico (sobre o aparelho genital).

portanto vemos que uma das funcoes do perispirito eh esse intecambio entre o meio e o Espirito.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Você sabia?!

Você sabia?!
 
A inteligência é um atributo do Espírito, isto é, todas as pessoas a possuem e através do trabalho, ela pode ser desenvolvida.