sábado, 22 de setembro de 2012

Estudo dirigido: O Livro dos Médiuns

As afirmativas abaixo referem-se ao fenômeno de transporte. Marque V ou F e justifique sua opção.
 
( ) Consiste no transporte de objetos que não existem no lugar da reunião.
( ) As pessoas bem estruturadas emocionalmente e pouco sensíveis são as mais aptas a se tornarem médiuns de transportes.
( ) São excessivamente raros.
( ) O Espírito só pode operar com um único médium e nem todo Espírito é apto à produção do fenômeno.
( ) O meio, via de regra, contribui de forma positiva na realização do transporte.
( ) Objetos de outo planeta necessitam de médiuns especiais para que possam ser transportados à terra.
( ) O peso e o tamanho do objeto transportado não interfere na maior ou menor dificuldade do fenômeno.
( ) Os objetos transportados podem ter sido fabricados pelos Espíritos.
 
(Fonte: Apostila de estudo das obras codificadas por Allan Kardec. IDE-JF/MG)

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Richard Simonetti responde: Vestibulares

 

1 – É enorme o contingente de adolescentes preparando-se para vestibulares, mas com dificuldade para escolher uma profissão. Por que isso acontece? Como pode o aluno saber o que programou ao reencarnar?
Nem sempre o reencarnante traz uma programação detalhada, que envolva a profissão que vai exercitar. Isso deverá ser definido a partir de suas tendências e habilidades, no desdobramento das experiências humanas.

2 – Mas não há o destino, no caso, o conjunto de forças que nos conduzem por determinados caminhos?
O “destino”, envolvendo uma profissão, pode acontecer na base de intuições de benfeitores espirituais que assessoram seus pupilos. Ocorre que com o exercício do livre-arbítrio estes podem decidir diferente. Aliás, o grande problema do homem é justamente manter, enquanto reencarnado, os projetos que tenha elaborado na vida espiritual. As limitações impostas pelo corpo físico favorecem esses desvios. Jesus tem uma referência clássica a esse respeito (Mateus 26:41): … na verdade, o Espírito está sempre pronto, mas a carne é fraca.
3 – Um exemplo:
O Espírito planeja ser médico. Reencarna filho de médicos e desde pequeno é estimulado, pelo próprio ambiente, e pelas pressões de seu psiquismo, a estudar Medicina. No entanto, sem a visão objetiva que detinha na espiritualidade, deixa-se dominar pela indolência e perde a oportunidade, optando por outra profissão que lhe exija menor disciplina, menos estudo.
4 – Nesse caso, houve um desvio de sua parte, comprometendo a existência?
Ele comprometeu parte do planejamento, o que não significa uma existência perdida. Pode desenvolver outra atividade profissional, compatível, também, com sua vocação, com suas tendências, transformando-se em excelente profissional. Vai depender sempre do exercício da vontade, atendendo ao livre-arbítrio.
5 – Pode ocorrer o contrário? Não veio para ser médico e acaba seguindo esse caminho, por influência dos pais, que lhe asseguram uma faculdade particular, menos exigente no estudo e na aplicação.
Ocorre com freqüência. A essa condição debitamos não apenas os maus médicos, mas todos os profissionais que exercitam uma atividade para a qual não têm legítima vocação, visando apenas o interesse pecuniário. Dificilmente obterão sucesso, terão destaque.
6 – Geralmente quando se fala em planejamento espiritual, envolvendo uma profissão, pensa-se logo em medicina, direito, engenharia, educação. E o trabalhador braçal, o operário, o comerciário?
O desempenho de uma atividade profissional mais simples pode indicar que não houve planejamento nesse particular, por razões da alçada dos mentores espirituais. Isso não significa que jamais ocorra. Alguém pode planejar ser bancário, ou funcionário público, tendo em vista determinados compromissos.
7 – Você foi bancário, funcionário do Banco do Brasil. Acredita que planejou essa atividade profissional?
Tenho plena convicção disso. O Banco deu-me a retaguarda financeira, a segurança e a disciplina que me permitiram desenvolver atividades na seara espírita, sem maiores preocupações quanto à subsistência. Foi uma bênção para mim.
8 – Que conselho você daria ao estudante em dificuldade para definir sua vocação?
Psicólogos podem ajudar o estudante a definir seu perfil e o tipo de atividade compatível com suas habilidades, buscando definir o que planejou ao reencarnar. Há, também, cursos vocacionais muito eficientes nesse particular. Sobretudo, eu lembraria a recomendação inicial de Jesus no texto citado: vigiai e orai para não cairdes em tentação…Em todas as situações, a vigilância que eu traduziria por reflexão, um mergulho na intimidade de nossa alma, associada à oração que nos coloca em contato com a Espiritualidade, representam os melhores recursos para que façamos na Terra o que planejamos no Além.
 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Richard Simonetti responde: Almas Gêmeas

1 – Existem as almas gêmeas, metades eternas que se buscam para uma união perfeita, uma felicidade sem fim?
Segundo informações colhidas por Kardec (O Livro dos Espíritos, questões 298 e 299, e Revista Espírita, maio de 1958), os Espíritos não são criados aos pares. Não existem metades eternas ansiosas por se encontrarem.
2 – Em O Consolador, psicografia de Francisco Cândido Xavier, o Espírito Emmanuel defende a idéia das almas gêmeas.
Sim, mas como ele mesmo destaca, não se reporta a metades eternas que se buscam, mas a Espíritos que se ligam por laços de legítima afetividade, ao longo dos milênios, no desdobramento de experiências evolutivas. Acredito que a Misericórdia Divina favorece esse tipo de ligação, a fim de que ambos se auxiliem e se amparem mutuamente.
3 – Certamente Emmanuel situa em Lívia, sua esposa no livro Há Dois Mil Anos, uma alma gêmea. No entanto, como fica a tese de auxílio mútuo, se ela era mais evoluída do que ele? Não deveriam Espíritos ligados por laços tão fortes caminhar juntos nas veredas da evolução?
A evolução do Espírito depende, essencialmente, de seu esforço. Uns seguem mais depressa, outros vão mais devagar. E talvez esteja aí, em essência, a razão pela qual o Criador estabelece essas ligações tão profundas entre duas almas, favorecendo a retardatária com o amparo da que segue à frente. Vemos um exemplo típico a respeito do assunto no livro Renúncia, psicografia de Francisco Cândido Xavier, que nos fala de Alcione, uma entidade angelical que renuncia às paragens celestes para ajudar sua alma gêmea, um companheiro retardatário, ainda comprometido com os enganos humanos.
4 – Como ficam as famílias espirituais se assim considerarmos? Não são constituídas, também, de Espíritos que se harmonizam ao longo do tempo, ajudando-se mutuamente?
Sem dúvida, e a tendência é ampliar-se cada vez mais a família espiritual, na medida em que outros Espíritos passem a fazer parte dela. Não obstante, segundo a ponderável tese de Emmanuel, cada um de seus membros terá sua alma gêmea.
5 – Pode ocorrer que esses pares afins, que Emmanuel situa como almas gêmeas, reencarnem ligados pelo laços do sangue, tipo pai e filha, mãe e filho, irmãos?
Pode acontecer, atendendo às experiências evolutivas que escolham ou que lhes sejam impostas. Temos aí a origem de ligações muito fortes entre dois membros de uma família, uma afinidade intensa e uma afetividade que transcende a mera ligação consanguínea.
6 – Podem as almas gêmeas experimentar o dissabor de uma separação definitiva?
Se são Espíritos que a sabedoria divina ligou por sagrados elos, em favor de sua evolução, tal contingência nunca acontecerá, mas ao longo da jornada certamente haverá separações transitórias, como, por exemplo, a morte de um deles, quando juntos na carne, ou a reencarnação, quando juntos na Espiritualidade. Ou pode acontecer de um reencarnar e o outro permanecer no Além.
7 – Pode ocorrer que, em face de determinados comprometimentos, o Espírito perca o contato com a sua alma gêmea, que segue à sua frente na jornada evolutiva?
Alguns relatos de André Luiz e Emmanuel, pela mediunidade de Chico Xavier, nos dão conta de que isso pode acontecer, não propriamente uma perda de contato, mas uma impossibilidade transitória de união, até como um estímulo para que o retardatário apresse o passo, ensejando o reencontro, ideal que será intensamente acalentado por ambos.
8 – Pode ocorrer que nas lides humanas venham a encontrar-se almas gêmeas que já estão vinculadas a outros compromissos afetivos, com famílias constituídas?
Sim, por imperativos cármicos, em face de desvios do passado e como ensejo para o exercício de renúncia e sacrifício. Se mantiverem fidelidade aos seus compromissos, estarão crescendo espiritualmente e habilitando-se à realização de seus anseios de união, mais tarde, quando retornarem à Espiritualidade. Se decidirem deixar a família humana para estarem juntos, fatalmente terão problemas pela frente, já que ninguém pode pretender construir a própria felicidade sobre a infelicidade alheia, no caso dos familiares negligenciados.
9 – Em altos planos do infinito, entre Espíritos puros e perfeitos, subsiste a ligação das almas gêmeas?
Os que lá vivem não mais se ligam a alguém, na experiência das almas gêmeas, ou a alguns na experiência da família espiritual. Ligam-se a toda a criação, na divina experiência do amor universal. O seu lar, o Universo; sua família, todos os filhos de Deus.
 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Fenômeno de aparição no Kentucky

 
Fenômeno de aparição no Kentucky
Revista Espírita, outubro de 1858
O Constitutionnêl e a Paine narraram, há algum tempo, o fato seguinte, segundo os jornais dos Estados Unidos:
"A pequena cidade de Lichtfield, no Kentucky, conta numerosos adeptos das doutrinas de espiritualismo magnético. Um fato incrível, que acaba de se passar, não contribuirá pouco, sem dúvida, para aumentar o número de partidários da nova religião.
"A família Park, composta do pai, da mãe e de três crianças que já têm a idade da razão, está fortemente imbuída de crenças espiritualistas. Por contra, uma irmã da senhora Park, senhorita Harris, não juntava nenhuma fé nos prodígios sobrenaturais com os quais se entrelinham sem cessar. Era para a família inteiramente um verdadeiro motivo de desgosto, e mais de uma vez a boa harmonia das duas irmãs foi perturbada com isso.
"Há alguns dias, a senhora Park foi atingida, de repente, de um mal súbito que os médicos declararam, desde o início, não poderem conjurar. A paciente estava atormentada por alucinações, e uma febre horrível a atormentava constantemente. A senhorita Harris passava todas as noites velando-a. No quarto dia de sua doença, a senhora Park se eleva subitamente de seu assento, pede o que beber, e começa a conversar com sua irmã. Circunstância singular, a febre a havia deixado de repente, seu pulso estava regular, ela se exprimia com a maior facilidade, e a senhorita Harris, toda feliz, acreditou que sua irmã estava, desde aquele momento, fora de perigo.
"Depois de ter falado de seu marido e de seus filhos, a senhora Park se aproxima ainda mais perto de sua irmã e lhe diz:
"Pobre irmã, vou deixar-te; sinto que a morte se aproxima. Mas pelo menos a minha partida deste mundo servirá para te converter. Morrerei em uma hora e me enterrarão amanhã.
Tenha grande cuidado de não seguir meu corpo ao cemitério, porque meu Espírito, revestido de seus despejos mortais, te aparecerá ainda uma vez antes que meu caixão seja recoberto de terra. Então, crerás, enfim, no espiritualismo."
"Depois de arrematar essas palavras, a doente se recostou tranquilamente. Mas, uma hora depois, como o havia anunciado, a senhorita Harris percebeu com dor que o coração havia cessado de bater.
"Vivamente emocionada pela coincidência espantosa que existia entre esse acontecimento e as palavras proféticas da defunta, ela se decidiu seguir a ordem que lhe fora dada, e no dia seguinte permaneceu sozinha na casa enquanto todo mundo tomava o caminho do cemitério.
Depois de ter fechado as portas da câmara mortuária, ela se instalou numa poltrona colocada perto da cama que o corpo de sua irmã acabara de deixar.
"Cinco minutos apenas eram decorridos, - contou mais tarde a senhorita Harris, - quando eu vi como uma nuvem branca se destacar no fundo do apartamento. Pouco a pouco essa forma se desenhou melhor: era a de uma mulher semi-velada; ela se aproximou lentamente de mim; eu distinguia o ruído de passos leves sobre o soalho; enfim, meus olhos espantados se encontraram em presença de minha irmã...
"Seu rosto, longe de ter essa palidez sem brilho que impressiona tão penosamente nos mortos, estava radioso; suas mãos, as quais logo senti a pressão sobre as minhas, tinham conservado todo o calor da vida. Fui como transportada para uma esfera nova por essa maravilhosa aparição. Crendo já fazer parte do mundo dos Espíritos, tateei o peito e a cabeça para me assegurar da minha existência; mas não havia nada de penoso nesse êxtase.
"Depois de estar assim diante de mim, sorridente mas muda, pelo espaço de alguns minutos, minha irmã, parecendo fazer um violento esforço, me disse com uma voz doce:
"É tempo de partir: meu anjo condutor me espera. Adeus! Cumpri minha promessa. Crê e espera!"
"O jornal, acrescenta a Patrie, do qual tomamos essa maravilhosa narração, não disse se a senhorita Harris se converteu às doutrinas de espiritualismo. Supomo-lo, entretanto, porque muitas pessoas se deixariam convencer por menos."
Nós acrescentamos, por nossa própria conta, que esse relato nada tem que deva espantar aqueles que estudaram os efeitos e as causas dos fenômenos espíritas. Os fatos autênticos desse gênero são bastante numerosos, encontram sua explicação no que dissemos a respeito desse assunto em muitas circunstâncias; teremos ocasião de citá-los, vindos de menos longe que este.
ALLAN KARDEC
(enviado pelo JoellSilva via email)
 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Você sabia?

"O períspirito acompanha o espírito sempre, em todas as reencarnações. Mas vai se tornando mais etéreo, à medida que o espírito evolui. Nos espíritos puros, ele é tão etéreo que é como se não existisse."

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Pergunta Feita: Sonambulismo...


1 - Qual é a diferença entre Sonambulismo Anímico e Sonambulismo Mediúnico?

2 - Sonambulismo é Mediunidade?

 
Sonambulismo não é necessariamente mediunidade. Sonambulismo é um fenômeno anímico (que é provocado pela própria alma - espirito encarnado), decorrente, entre outros fatores de ordem psicológica, do desprendimento parcial do espirito em relação ao corpo.

Este desprendimento em geral dá ao espirito uma maior lucidez espiritual, e é um fenômeno comum durante o sono físico. Nos sonâmbulos o que ocorre é que o espirito age sobre o próprio corpo, em especial sobre os centro nervosos motores, o que lhe permite falar, se movimentar e às vezes até escrever, mesmo estando "dormindo" (ou seja, em um estado diferente do estado de vigilia).
Então, a principio, o sonambulismo é um fenômeno anímico.Será considerado um fenômeno mediúnico (daí a denominação de sonambulismo mediúnico, ou médium sonambúlico) quando o médium estiver neste estado de "transe" (na realidade um estado alterado da consciência) e através dele se comunicar um espirito desencarnado, seja falando, escrevendo ou se movimentando. A mediunidade sonambúlica é atualmente chamada, pela maioria dos autores, de mediunidade inconsciente.

(Fonte: CVDEE)

domingo, 16 de setembro de 2012

Estudo dirigido: O Livro dos Médiuns

Ainda estudando os capítulos III, IV e V, responda, justificando sua reposta, às seguintes indagações:
 
1) Qual a característica mais importante na confirmação de uma manifestação física espontânea?
2) Quando um efeito estranho se produz, qual deve ser o primeiro pensamento que devemos ter?
3) Médiuns naturais são aqueles que...
4) A aptidão de um médium para servir de instrumento a espíritos de ordem inferior nas manifestações espontâneas denota da parte dele uma certa deficiência moral. A assertiva esta certa ou errada? Por que?
 
(Adaptado da apostila de estudos das obras codificadas por Allan Kardec. IDE-JF/MG)