sábado, 7 de julho de 2012

‘Engravidei duas vezes de bebês anencéfalos’


‘Engravidei duas vezes de bebês anencéfalos’

Clarissa Thomé
Vanessa Oliveira, gerente de contas de 29 anos
“Engravidei duas vezes e os dois bebês tinham o mesmo problema: anencefalia. Na primeira vez, eu tinha 23 anos. Era uma gravidez programada, desejada. Soube aos 3 meses de gestação que o bebê era anencéfalo. Foi muito triste. Procurei especialistas e todos diziam que ele não tinha chances - podia viver dias, horas ou já nascer morto.
Optei pelo aborto legal, mas enfrentei muita burocracia. Se você não tem condições financeiras de contratar advogado para acompanhar o processo, não consegue. No meu caso, eu só tive a autorização judicial para interromper a gravidez com 7 meses e meio de gestação.
Quando você mais precisa de ajuda, não recebe apoio - nem dos médicos nem da Justiça. Fiz aborto numa época já de risco. Aos 7 meses e meio, meu filho pesava só 300 gramas e tinha 15 centímetros. Tão pequeno assim, não fazem enterro. O corpinho dele ficou para estudos. Eu o chamava de Lohan, mas nem foi preciso registrá-lo.
Quatro anos depois, engravidei de novo. Dessa vez era uma menina, Sara. O pesadelo se repetiu - aos 3 meses de gestação, o exame revelou a anencefalia.
Eu já conhecia a burocracia, as dificuldades para conseguir o aborto legal. E não tinha como pagar um advogado novamente. Por isso, decidi levar a gravidez até o fim.
As pessoas vinham dar parabéns pela bebê, perguntavam como ela estava. Eu não falava a verdade, é muito difícil dar explicações o tempo todo. Eu dizia que estava tudo bem.
Criei um mundo só para mim e nesse mundo eu voltaria para casa com minha filha. É cruel sentir o seu bebê se mexendo durante a gravidez e saber que ele não vai ficar com você.
O médico sugeriu que eu fizesse uma cesárea, porque teria mais tempo para ficar com ela. Minha filha viveu 14 horas. Pude pegá-la no colo, mas não a amamentei. Ela ficou na incubadora, respirando com a ajuda de aparelhos. Fiquei ao lado dela o tempo todo, dei o amor e o carinho que eu pude.
Aqueles que são contra o aborto de fetos anencéfalos defendem a gravidez a termo para que os órgãos possam ser doados. Nem esse consolo eu tive. Os órgãos dela não estavam completamente formados, começaram a falhar momentos depois do nascimento. O coração era muito fraquinho.
Tive de registrar a Sara, fazer o atestado de óbito e enterrar minha filha. Só os pais sabem a dor do que é viver todo esse processo. A interrupção da gravidez aos 3 meses poderia evitar tanto sofrimento.
Decidi falar porque apoio a causa (do aborto de bebê anencefálico). Fico muito emocionada ao contar essa história e até hoje só falei para os parentes e amigos mais próximos.
Nunca soubemos por que isso aconteceu conosco duas vezes. Não há nenhum caso na minha família nem na família do meu marido. Os médicos investigaram, mas não conseguem nos dar uma resposta. Desisti de engravidar. Agora, estamos na fila de adoção.”
Notícia publicada no estadao.com.br, em 10 de abril de 2012.

Marcia Leal Jek* comenta
O trabalho de reencarnação já é iniciado desde a concepção, como podemos verificar na resposta à questão 344, de O Livro dos Espíritos:“Começa na concepção, mas só é completa por ocasião do nascimento. Desde o instante da concepção, o Espírito designado para habitar certo corpo a este se liga por um laço fluídico, que cada vez mais se vai apertando até o instante em que a criança vê a luz." Seguindo a sequência, um pouco mais adiante, na questão 356, advertem os Espíritos que há corpos para os quais nenhum Espírito está destinado, explicando que isto acontece como prova para os pais.
Portanto, a mensagem trazida nesta questão é que a reencarnação se dá através do processo natural da gestação no corpo da mulher, onde um Espírito se liga a um embrião de um novo corpo em formação. Essa ligação se dá célula a célula e há neste processo uma combinação de fluidos, como nos ensina o Espírito Emmanuel, em seu livro O Consolador, psicografado por Francisco Cândido Xavier: “Quando o embrião está em formação ocorre uma interpenetração de fluidos entre a gestante e a entidade então ligada ao feto. O reencarnante é, portanto, também um Espírito imortal que possui suas próprias aquisições, qualidades, defeitos, receios, ansiedades, sem contar com seu próprio histórico espiritual, onde suas atitudes do passado, ao deixar marcas vibratórias em seu perispírito, imprimirão esta ou aquela característica (inclusive enfermidades) em seu novo corpo em formação, todas resultado justo e natural da Divina Lei de Causa e Efeito.”
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a mulher tem direito a escolher interromper a gestação de feto anencéfalo. A decisão foi tomada pelo placar de 8 votos a favor contra 2. Onde está à justiça numa decisão que opta por retirar a vida dos bebês anencéfalos?
A vida é o maior dom de que dispomos e não compete a ninguém o poder de tirá-la. Encontramos essa afirmativa na questão 880, de O Livro Dos Espíritos. Allan Kardec pergunta aos Espíritos qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem. E a resposta é clara: “O de viver”.
Muitos podem alegar que o feto nessas condições não possui cérebro, desde que também não tenha nenhum espírito ligado a ele.
Tópicos da reportagem que podemos analisar:
“Decidi falar porque apoio a causa (do aborto de bebê anencefálico)”. Através dessa afirmativa, verificamos os equívocos no raciocínio dos que são favoráveis ao aborto. Trata-se de um ser humano que renasce precisando de muito amor e amparo.
“Fiquei ao lado dela o tempo todo, dei o amor e o carinho que eu pude”. É importante ficar com seu filho(a) até quando fosse permitido. Diante do feto anencéfalo, é preciso que os pais pensem no grau de comprometimento que têm para com esta alma doente, e se esforçar ao máximo para ajudá-la a recuperar-se.
Não podemos usar falso argumento que o aborto é a solução para todos os problemas e que a mulher pode decidir pela morte de seu filho.
Os Espíritos nos esclarecem, na questão 360, de O Livro dos Espíritos"É racional ter pelos fetos o mesmo respeito que se tem pelo corpo de uma criança que tivesse vivido?” Resposta: "Em tudo isto vede a vontade de Deus e a sua obra, e não trateis levianamente as coisas que deveis respeitar".
“Nunca soubemos por que isso aconteceu conosco duas vezes. Não há nenhum caso na minha família nem na família do meu marido. Os médicos investigaram, mas não conseguem nos dar uma resposta.” O Espiritismo nos ensina que a malformação do feto está ligada a débitos anteriores do reencarnante, e os pais, muitas vezes, colaboraram com a queda desta alma, tendo agora o compromisso de assumir os seus reajustes perante as leis divinas. Alguns Espíritos necessitados, com graves comprometimentos, principalmente o suicídio, buscam para o seu equilíbrio esse tipo de processo que chamamos de anencefalia; eles são submetidos à ligação provisória com o embrião, e sentem a fusão do Espírito com a matéria, mesmo que seja rápido, e com o amor dos pais e, principalmente da mãe, readquirem pouco a pouco a inteira consciência, às vezes adormecidas anos a fio na escuridão.
Ocorrendo o aborto, estaremos tirando a chance desse ser ficar em paz com sua própria consciência. Criados pelos dissabores em suas vidas anteriores, o tratamento dos males do Espírito para aliviar suas aflições é dado somente através da reencarnação, reconstituindo o seu perispírito e refazendo com sua consciência o autoperdão e o amor-próprio, sem o exagero do sentimento de culpa.
Portanto, mesmo legalizado o aborto e antes de qualquer decisão a que venhamos tomar, nos cabe seguir os ensinamentos de Jesus, do amor ao próximo e a nós mesmos, e que possamos agir da melhor forma possível, oferecendo oportunidades de resgate e evolução para todos.
* Marcia Leal Jek estuda o Espiritismo há mais de 25 anos e é trabalhadora do Centro Espírita Francisco de Assis, em Jacaraipe, Serra, ES.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

A força está na filosofia...


A Força está na Filosofia...
André Henrique de Siqueira

Viana de Carvalho declarou através da psicografia de Divaldo Franco que o movimento espírita cresce, mas que a doutrina permanece esquecida, quando não mutilada em muitos de seus aspectos.
O movimento espírita tem crescido. Segundo a Encyclopaedia Britannica, em 2005 estimava-se a existência de 10 milhões de espíritas no mundo inteiro. Os dados do IBGE, conforme o censo brasileiro de 2000, apontam para 2.262.401 de espíritas em um total de 169.872.856 brasileiros. Ou seja, 1,33% da população brasileira declara-se espírita.
O Brasil é o país com maior número de profitentes da Doutrina Espírita. O movimento espírita brasileiro, com seus esforços de estudo e divulgação, tem conseguido resultados muito eficientes quanto à aceitação do Espiritismo como religião. A este respeito deve-se considerar as informações do relatório do censo, conforme o sítio do próprio IBGE:
“Segundo a publicação, entre as religiões mais numerosas, os espíritas apresentaram os melhores indicadores, tanto de escolaridade (98,1% são pessoas de 15 anos ou mais de idade alfabetizadas), como de rendimento: 8,4% deles ganhavam mais de 20 salários mínimos, enquanto para o total da população, apenas 2,7% tinham esse rendimento. Entre aqueles que ganhavam até 1 salário mínimo, os espíritas tinham a menor proporção (7,9%).”
Vê-se que o Espiritismo tem alcançado com mais intensidade as camadas mais esclarecidas da sociedade.
O movimento espírita, como esforço humano para o estudo, a vivência e a divulgação do Espiritismo, tem contribuído para estes resultados. Entretanto devemos considerar os resultados efetivos destes números para a verdadeira contribuição que o Espiritismo deve desempenhar na Terra. Segundo Allan Kardec, o codificador, “pelo Espiritismo a humanidade deve entrar numa nova era de progresso moral, que lhe é conseqüência inevitável” – declara ele na conclusão de O Livro dos Espíritos. E consoante este propósito, é justo perguntar:
Como está o entendimento e a vivência do Espiritismo?
Em diferentes localidades, temos encontrado companheiros do movimento espírita preocupados com as atitudes e posturas de muitos espíritas que – estranhamente – conflitam com os preceitos doutrinários recomendados pelo Espiritismo. São atitudes de conflito desnecessárias, posturas de absolutismo em pontos de crença, segmentação do conhecimento espírita, retirando-lhe a integridade científico-filosófico-religiosa caracterizada em seus fundamentos; desconhecimento dos fundamentos teóricos doutrinários e conseqüentes práticas mediúnicas equivocadas, etc. Atônitos ante os descalabros de ações – que mais atrapalham que auxiliam, vimos companheiros de lide espírita a se perguntar o que está ocorrendo...
Em nossa visão a resposta é clara: como movimento estamos apostando numa estratégia equivocada: Salientamos a riqueza do tesouro, mas raros sabemos do que se trata!
Novamente recuperamos a palavra de Allan Kardec:
“Falsíssima idéia formaria do Espiritismo quem julgasse que a sua força lhe vem da prática das manifestações materiais e que, portanto, obstando-se a tais manifestações, se lhe terá minado a base. Sua força está na sua filosofia, no apelo que dirige à razão, ao bom-senso.
O Espiritismo é doutrina educativa. Nasce como esforço educacional que emana dos Espíritos e tem por propósito a renovação da cultura humana pela compreensão de que o Espírito não é uma entidade sobrenatural, mas uma das potências da natureza. A principal implicação deste fato é a revisão dos arcabouços da ciência, pela introdução de um novo conceito estrutural – a saber, o espírito como elemento inteligente do universo. Considerando a ação do espírito no Universo, a ciência renova-se em suas percepções e explicações. Daí decorre toda uma nova formulação sobre o Mundo, sobre a explicação dele. Esta formulação ocorre no entendimento humano, renovado pelo conhecimento revelado pelos Espíritos, e necessariamente ponderado pelo crivo da razão humana.
Mas como construir um novo modelo sobre o mundo sem conhecer os elementos que fundamentam tal construção? Em outras palavras: como ver o mundo através da doutrina espírita sem entender a própria doutrina espírita? Como adotar atitudes conseqüentes da fé raciocinada – aquela que pode encarar a razão face a face – sem que a razão tenha sido preparada para debruçar-se sobre as graves questões da Vida?
A força do Espiritismo está em sua filosofia... E é por isto que devemos empregar nosso tempo por estudá-lo, por refleti-lo, por meditá-lo... Sem este esforço não alcançaremos qualquer resultado efetivo.
E ante a exigüidade do tempo que a atual existência nos coloca, como alunos matriculados na escola que devem aproveitar o ano letivo, refletimos sobre a conclamação de André Luiz, em sua obra mais famosa, Nosso Lar:
“Irmãos que estais na Terra... Acendei vossas luzes antes de atravessardes o portal da Grande Sombra! Buscai a Verdade antes que ela vos surpreenda! Suai agora, para não chorardes depois...”
Brasília, outubro de 2007

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Evocações particulares - Mãe, estou aqui!

A senhora X havia perdido, há alguns meses, sua filha única, de catorze anos de idade, objeto de toda a sua ternura, e muito digna de seus lamentos pelas qualidades que prometiam fazer, dela, uma mulher perfeita. Essa jovem pessoa havia sucumbido a uma longa e dolorosa doença. A mãe, inconsolável com essa perda, via, dia a dia, sua saúde alterar-se, e repetia, sem cessar, que iria logo juntar-se com sua filha. Instruída quanto à possibilidade de se comunicar com os seres de além-túmulo, a senhora X resolveu procurar, em uma conversa com a sua criança, um alívio para sua pena. Uma dama de seu conhecimento era médium, mas, pouco experimentadas, uma e outra, para semelhantes evocações, sobretudo, em uma circunstância tão solene, me convida para assistir. Não éramos senão três: A mãe, a médium e eu. Eis o resultado dessa primeira sessão.

a mãe. Em nome de Deus Todo-Poderoso, Espírito de Julie X, minha filha querida, eu te peço vir se Deus o permite.

julie. Mãe! Eu estou aqui.

a mãe. É mesmo tu, minha criança, quem me responde? Como posso saber que és tu?

julie. Lili.

(Era um pequeno nome familiar dado à jovem, em sua infância; não era conhecido nem pelo médium nem por mim, já que, desde vários anos, não a chamava senão pelo seu nome de Julie. A esse sinal, a identidade era evidente; a mãe, não podendo dominar sua emoção, explode em soluços)....


terça-feira, 3 de julho de 2012

Estudo Dirigido: O Livro dos Médiuns V

Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

1. materialistas por sistema
2. Materialistas por falta de coisa melhor
3. Incrédulos de má vontade
4. Incrédulos de má fé
5. Incrédulos por decepção
6. Incrédulos por covardia
7. Incrédulos por escrúpulo religioso

( ) que temem ofendar a religião
( ) que se converterão depois de outros
( ) orgulho exacerbado
( ) não querem perder o gozo dos prazeres materiais
( ) desejam crer com sinceridade
( ) não se convertem por motivo de interesse pessoal
( ) mudaram de pensamento por terem sofrido decepções

(Apostila de estudos das obras codificadas por Allan Kardec. IDE/JF-MG)

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Mural Reflexivo: Fissuras

FISSURAS


A parede era robusta, aparentemente inabalável.

Suportava ventos fortes e chuva intensa há anos.

Fazia parte de uma grande fortaleza, a qual ninguém arriscava atacar porque parecia ser intransponível.

No entanto, na sua face sul, onde o sol raramente tocava havia uma irregularidade quase imperceptível.

Era o resultado da pressa em sua execução ou, quem sabe, do descuido de um dos executores da obra.

Agora, porém, isso pouco importava, afinal, aquela muralha estava erigida ali há tempos e os responsáveis por ela nem mais andavam sobre a terra.

No entanto, aquela imperfeição ao longo dos anos acabou servindo de depósito natural da água da chuva e dos detritos trazidos pelo vento.

Aos poucos a água foi se infiltrando no muro e trilhando um caminho próprio em busca de uma saída entre as rochas reunidas por espessa argamassa.

Com o passar do tempo, uma fissura surgiu onde antes havia apenas uma depressão quase invisível.

Essa fissura, alimentada pelas águas das chuvas e pelo limo que invadira a parede úmida e fria, foi se expandindo, até tornar-se uma assustadora rachadura.

Agora, era vista mesmo à distância, e parecia ameaçar a solidez daquela estrutura.

O tempo corria veloz sem que providência alguma fosse tomada.

A rachadura já corrompia a parte inferior do muro que, atingida pela umidade, deteriorava-se a olhos vistos.

Em uma noite fria, quando o temporal ruidoso e inclemente avançava sobre a praia próxima, a ventania atingiu a muralha com violência.

A muralha, que suportara tempos antes ventos ainda mais fortes, desta vez não resistiu.
Corrompida pela água, que durante anos deteriorou sua base e parte de seus materiais, a grande parede cedeu.

Tombou pesadamente como se estivesse cansada de resistir em vão.

Como um robusto carvalho se permite um dia tombar depois de tantos anos de majestade, também aquela murada, traída pela pequena fissura, entregou-se à ação do tempo.

Uma simples fissura, decorrente de uma imperfeição aparentemente insignificante, causou a queda do grande muro.

E hoje, os que passam ao lado das ruínas daquilo que um dia já foi uma imponente fortaleza, ignoram que a destruição daquele monumento grandioso iniciou-se com uma mera e banal rachadura.
* * *
Assim também são os vícios humanos.

Hábitos infelizes, considerados como atitudes corriqueiras e comuns na sociedade, podem corromper grandes mentes.

Hoje são apenas "fofoquinhas" a servir de passatempo aos desocupados.

Amanhã serão mentiras ardilosas a destruir lares e prejudicar vidas.

Hoje são apenas goles de bebidas alcoólicas para descontrair.

Amanhã serão drogas ainda mais pesadas a arruinar centros nervosos e lesionar profundamente os destinos.

Hoje são pequeninas barganhas para garantir que as crianças obedeçam.

Amanhã serão pesados subornos para realizar o que o dever já impunha desde muito.

Os vícios surgem como pequeninas fissuras na conduta humana.

Em um primeiro momento não despertam grandes receios e chegam, até, a ser ignorados pelos menos avisados.

No entanto, com o passar do tempo, vão se agigantando e invadindo o espaço que deveria ser da virtude.

Abalam estruturas que pareciam sólidas e destroem futuros venturosos.

Arrastam o ser para o lodaçal da culpa e do arrependimento, onde se encontram chafurdados os escombros das ilusões do ontem.

(Equipe de Redação do Momento Espírita. http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=1215&stat=3&palavras=FISSURAS&tipo=t)

domingo, 1 de julho de 2012

Participação Jovem: Sobre a Novela Amor Eterno Amor

A Peg Menu, que está sempre presente aqui com a gente no blog, enviou a participação abaixo, pra gente poder conversar e discutir a respeito dos assuntos e a partir das colocações dela, vamos reorientando em conformidade com os ensinamentos doutrinários?! :)


Aguardamos a participação de vcs!! :)Amor Eterno Amor é uma telenovela produzida e exibida pela TV de canal aberto Rede Globo que estreou dia 05 de março de 2012 às 18 horas em substituição a novela A Vida da Gente.


Participação da Peg Menu:

A novela tem como principal história a de Carlos (ou Rodrigo) e Miriam.

Aos 10 anos, Carlos fugiu do interior de Minas Gerais, cansado dos maus tratos do padrasto Virgílio, que o humilhava de todas as formas, e também explorava o seu dom especial de amansar os animais com um gesto ou olhar. Virgílio fez tudo isso para ganhar dinheiro. Na fuga, sozinho e perdido na estrada, o menino conheceu um caridoso caminhoneiro que o levou para a Ilha de Marajó, no Pará. Carlos passa a ser criado como filho desse caminhoneiro.

Os anos se passaram. Carlos virou um homem atraente e conquistador, além de competente domador de búfalos. Conhecido nas redondezas pelo apelido de Barão, por sua inteligência e postura, é respeitado por todos, e perseguido pela apaixonada Valéria, filha de comerciantes locais, que não se conforma em não ter sua paixão correspondida.

O coração de Carlos guarda a lembrança de um amor de infância: Elisa. Antes de fugir de casa, Carlos se apaixonou por ela. Viveram um amor de criança, inocente, cheio de magia, e prometeram se amar para sempre e se casar um dia, quando ficassem adultos.

Na Cidade do Rio de Janeiro mora Verbena Borges, uma milionária bondosa, e viúva de um dos maiores empresários cariocas. Mesmo muito doente e perto de morrer, ela nunca desistiu de encontrar seu único filho, Rodrigo, que desapareceu há mais de 20 anos atrás. Ela nunca entendeu como o menino foi desaparecer, se foi sequestrado ou se fugiu porque quis, ela faz de tudo para achá-lo, e saber o motivo de seu desaparecimento, por isso tem uma forte depressão.

Quem não quer que Verbena reencontre o filho, por causa de sua herança, é sua irmã, a invejosa Melissa, o cunhado interesseiro Dimas, e o sobrinho mau-caráter Fernando.

Na procura pelo seu herdeiro, Verbena conta também com a ajuda das duas filhas do seu médico, Dr. Gabriel: Clara, uma menina sensível que possui mediunidade; e Miriam, uma bela jornalista, noiva de Fernando, que irá se encantar por Carlos assim que conhecê-lo, sem nem suspeitar que ele seja Rodrigo Borges, filho desaparecido de Verbena.
***
Bem, o que me deixa muito contente é que a luz do espiritismo está crescendo cada vez mais, e agora está sendo divulgado em grandes emissoras de televisão e, também, em filmes e séries não só no Brasil como em vários outros países.

Nesta maravilhosa novela encontramos vários dos ensinamentos espíritas sendo praticados pelos personagens, e também vemos agir as leis naturais de Deus, como o livre arbítrio, e a lei de causa e efeito, entre muitas outras.

O ‘‘entre muitas outras’’ não é exagero não, então vou fazer comentários sobre as que mais me impressionaram e as outras vocês tiram as conclusões por si mesmos assistindo a novela, se quiserem okay??

Então tá, uma das cenas mais chocantes, que estão relacionadas ao espiritismo, e da qual podemos tirar uma incrível lição, foi a cena que o Fernando, filho da Melissa, sofre um acidente de carro por conta de um inimigo espiritual da mãe dele. Melissa havia matado Dona Angélica (mãe de criação de Rodrigo) e o homem que estava cuidando dela em segredo, pois Angélica sabia que ela tinha sequestrado Rodrigo e o mandado para longe para garantir a herança da irmã. Esse homem começou a persegui-la desde então, e o que ela menos esperava aconteceu, esse espírito foi se vingar dela atingindo seu filho, e o perseguindo também. Haveria solução para esse pesadelo de Melissa se seu espírito não estivesse tão rodeado de inveja, ódio e ambições. O espiritismo nos diz que esses maus espíritos que nos perseguem são provas pelas quais devemos passar com muita oração, pagando o mau com o bem, e ter fé na providência divina, mas no caso Melissa apenas sente medo e ódio e continua a fazer mal aos outros por pura ambição, sem falar que não acredita (ou não quer acreditar) em Deus e espiritualidade.

Temos, também, o amor além da vida terrena, a união de espíritos. Embora, Rodrigo esteja cegamente apaixonado por Elisa, vai acabar percebendo que a única que o fará feliz é Miriam, pois é algo além da vida. E já tem alguém que sabe de tudo isso, Clara, neta de Verbena que possui mediunidade. Essa garotinha pode se comunicar com espíritos; é uma criança índigo, que veio para Terra auxiliar e trazer amor aos menos evoluídos. Clara já levou uma leve bronquinha de seu Anjo Guardião por pedir ajuda a Dona Verbena, que havia desencarnado, mas ainda não estava pronta para acompanhar seus conhecidos encarnados, e acabou sofrendo com os sofrimentos deles. Por isso é bom orarmos pelos desencarnados e mandarmos muita energia positiva, nada de sofrimento, pois como diz o espiritismo, os espíritos sofrem muito por se verem incapazes de nos ajudar em certos momentos. Agora, Clarinha e Rodrigo estão tendo sonhos com suas vidas passadas e perceberam que eram muito próximos, logo, logo vamos ter surpresa, galera!

Muita coisa é dita nessa novelinha, recomendo para todos os públicos de todas as idades, principalmente aqueles que têm preguicinha de ler, pois o espiritismo está sendo ensinado em rede aberta! Não percam essa oportunidade de estudo.

Um very big beijo mega gigante ao cubo pra todo mundo! E não se esqueçam de dar suas opiniões, se quiserem ein, o que vocês acham?!

(fontedoresumo: http://resumo-das-novelas.com/personagens/historia-elenco-atores-e-personagens-de-amor-eterno-amor/

===
Será que é assim mesmo?! :)
Estamos aguardando sua colocação sobre o assunto, blz?! :)
Beijos e abraços