sábado, 5 de maio de 2012

Informativos legais: Cuidados com o lixo

Cuidados com o lixo



O lixo é classificado de acordo com sua origem:

- residencial: produzido em nossas casas - restos de alimentos, jornais, embalagens, papel higiênico, etc.;

- comercial: produzido em estabelecimentos comerciais e de serviços, como bares, restaurantes, supermercados, bancos, lojas, etc.;

- público: produzido em ruas, praças e avenidas.

Lixo de outras fontes:

- serviços de saúde: produzido em hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias, etc. Devem ser coletados separadamente, já que contém materiais/microorganismos que podem ocasionar danos à saúde humana e poluir o meio ambiente.

- industrial: lixo produzido nas indústrias metalúrgica, química, petroquímica, papelaria, alimentícia, etc.;

- agrícola: lixo produzido na área rural – embalagens e restos de agrotóxicos, adubos químicos, etc. Representam riscos para o homem e para o meio ambiente;

- terminais: lixo produzido em rodoviárias, aeroportos e portos, que podem trazer doenças de outros lugares;

- lixo radioativo: produzido por usinas nucleares, equipamentos de radioterapia, por serviços que utilizam radioisótopos em medicina nuclear, rejeitos de fontes radioativas em atividades agrícolas e industriais;

- químico: lixo que contém pilhas, baterias, lâmpadas, etc.


O lixo nos ambientes:

- ar: a queima de plástico, borracha, espuma, produz gases tóxicos que podem causar dores de cabeça, náuseas, distúrbios respiratórios, etc.;

- água: o lixo pode contaminar as águas e veicular microrganismos que provocam doenças, como hepatite, verminoses, etc.;

- solo: a decomposição do lixo em locais inadequados contamina o solo e pode atingir as águas dos rios, córregos, cisternas, poços, etc.


Doenças provocadas pelo lixo:

Transmissor: Moscas

Forma de transmissão: patas, asas, corpo, fezes

Doenças: Salmonelose, verminoses, desinteria, febre tifóide

Transmissor: Mosquitos

Forma de transmissão: picada

Doenças: Malária, dengue, febre amarela, leishmaniose, filariose

Transmissor: Baratas

Forma de transmissão: patas, asas, corpo, fezes

Doenças: Febre tifóide, verminoses, difteria, doenças gastrointestinais

Transmissor: Ratos

Forma de transmissão: fezes, urina, saliva

Doenças: Leptospirose, hantavirose, peste bubônica

Transmissor: Porco

Forma de transmissão: carne contaminada, crua ou mal cozida

Doenças: Teníase


Como ajudar?:

Os recursos naturais da Terra são finitos e cuidar do lixo representa cuidar da saúde e do ambiente.

- reduzir o consumo de supérfluos;

- não comprar por impulso. Planejar e consumir somente o necessário;

- evitar o excesso de embalagens e o consumo de descartáveis;

- reaproveitar embalagens de latas, metais, plásticos;

- utilizar bem o papel, usando os dois lados da folha para escrever, imprimir ou copiar;

- reciclar papéis, vidros, metais e alguns tipos de plásticos que podem ser utilizados como matéria prima na confecção de novos produtos.


Tabela de decomposição dos materiais no ambiente :


Material Tempo de decomposição

Papel 3 meses*

Cigarro 1 a 2 anos

Chiclete 5 anos

Tecido 6 anos a 1 ano

Plástico Centenas de anos

Vidro Milhares de anos

Metal Nunca

Borracha Indeterminado

Nylon 30 anos

Orgânico 2 a 12 meses

Papelão 3 a 6 meses*

Isopor 400 anos

*em local úmido

Dicas de higiene e saúde:

- acondicione o lixo em sacos plásticos fechados e sem furos, em recipientes com tampa;

- construa um porta lixo, para colocar os sacos e embalagens contendo o lixo, evitando que cães e gatos o espalhem;

- não queime lixo, pois além de poluir o ambiente pode afetar a saúde das pessoas;

- lixo em condições inadequadas de acondicionamento e descarte provoca doenças, mau cheiro, poluição ambiental, pode causar acidentes e até morte.

(Fonte: Site do Governo Federal - Meio Ambiente)

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Estudo dirigido: O Livro dos Espíritos L

Ainda estudando os itens de 958 até 1019, responda, justificando sua resposta, às seguintes indagações:

1. Qual o maior sofrimento que o mau Espírito pode suportar?

2. O que é preciso para assegurar nossa sorte na vida futura?

3. Qual a responsabilidade das pessoas que, sem serem positivamente más, tornam infelizes, em virtude de seu caráter, todos que as rodeiam?

4. O que se pode dizer acerca da inatividade voluntária?

5. Como se verifica o arrependimento?

(Base na apostila de estudos das obras codificadas por Allan Kardec - IDE/JF-MG)

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Qual sua opinião? - Será que basta as leis?! Ou...

Ois,
Será que basta termos leis?
Ou necessitamos de algo bem mais profundo que elas? E, nesse caso, do que seria?!
Qual sua opinião?
Aguardamos vc!!!
Beijose abraços

Câmara dos Deputados aprova Estatuto da Juventude

(Escrito por Karlos Rikáryo | 05 Outubro 2011)

Por votação simbólica, o plenário da Câmara aprovou hoje, 5/10, o projeto de lei 4529/04, que institui o Estatuto da Juventude. O projeto, que tem como relatora a deputada Manuela d’ Ávila (PCdoB-RS), recebeu contribuições dos parlamentares da Casa, da sociedade civil e de gestores da Política Nacional de Juventude, com destaque para o papel articulador da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República e do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).

Severine Macedo, secretária nacional de Juventude comemorou a aprovação do Estatuto na Câmara, lembrando que este é um passo importante para a consolidação das políticas de juventude. Segundo ela, o documento estabelece um marco legal e institucional que assegura a implementação das PPJs, com envolvimento de todos os entes federados, em âmbito federal, estadual e municipal. “O Estatuto é um importante instrumento na consolidação do reconhecimento da Política Nacional de Juventude como uma política de Estado”, conclui.

Para Gabriel Medina, Presidente do Conjuve, o Estatuto avança no reconhecimento dos direitos e no respeito à diversidade da juventude brasileira, ao contemplar as diferentes dimensões da vida do jovem, além de prever mecanismos de controle social, com ênfase no papel estratégico dos conselhos na efetivação das PPJs. “O documento reconhece a importância de assegurar aos jovens o direito a participação, direito este fundamental para garantir a autonomia e a emancipação da juventude”, afirma.

Já a vice-presidente do Conjuve, Angela Guimarães, ressaltou a simbologia da votação neste 5 de outubro, quando, há 23 anos, a Casa aprovou a Constituição de 1988. Ela destacou que a vitória é resultado do empenho dos movimentos juvenis, do Conselho e do Parlamento brasileiro, que tem sido porta voz das demandas da juventude, assim como o governo da presidenta Dilma Rousseff.

O Estatuto regulamenta os direitos das pessoas de 15 a 29 anos, definindo obrigações da família, da comunidade, da sociedade e do poder público. Nas disposições gerais, é assegurado aos jovens o direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil; à educação; à profissionalização, ao trabalho e à renda; à igualdade; à saúde; à cultura; ao desporto e ao lazer; à sustentatibilidade e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado; à comunicação e à liberdade de expressão; à cidade e à mobilidade e à segurança pública.

O Projeto regulamenta os direitos dos jovens, mas sem prejuízo à Lei 8.069/90, do Estatuto da Criança e do Adolescente, que contempla a faixa etária de zero aos 18 anos incompletos. A proposta inclui a criação do Sistema Nacional de Juventude, definindo competências e obrigações da União, estados e municípios na garantia desses direitos. A matéria segue agora para votação no Senado e, caso seja aprovada, será encaminhado para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

(Fonte:www.juventude.gov.br)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

SALA ESPIRITISMO NET JOVEM

Sala Espiritismo Net Jovem
Dia: Toda sexta-feira
horário: 21:00 às 22:00
Local: Paltalk

PROGRAMAÇÃO de MAIO

Dia: 04/05
Tema: A Influência dos Espíritos nos nossos pensamentos e atos
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Dia: 11/05
Tema: A Fluidoterapia Espírita – o Passe
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Dia: 18/05
Tema: A importância da Família no Processo de Evolução do Espírito - Planejamento Familiar
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Dia: 25/05
Tema: Por que estou nesta família? - A familia que eu quero e a que eu tenho

***
Para entrar no estudo, depois de baixar o programa paltalk, deve ser feito o seguinte:

1) Clique em Actions e depois em Join a Chat Room;

2) Escolha na categoria "Central & South America" e, em seguida, na subcategoria "Brazil";

3) Na relação de salas desta subcategoria, dê um duplo clique na sala "Espiritismo net Jovem".

Voilá, estaremos juntos! :)
Beijos e abraços

domingo, 29 de abril de 2012

Mural Reflexivo: Finalidade da Vida

FINALIDADE DA VIDA





Não são poucos os filósofos, pensadores, religiosos que, ao longo da História da Humanidade, vêm se debruçando em torno de uma indagação que, não raro, também toma a mente de nós todos: Afinal, qual o significado da vida?

Por que estamos nesta vida? Para alguns, a vida se faz com tranquilidade e dias previsíveis e de paz, a navegar em mar calmo e sereno.

Para outros, os dias são batalhas, esforços, dores e dificuldades, como tempestades a se suceder, mal terminando uma, para logo se armar outra.

Há aqueles que passam pela vida como quem está em um parque de diversões, na busca de prazeres e emoções fortes, sem compromissos de ordem alguma.

Há outros para os quais a vida se faz sinônimo de trabalho, em anseios por melhora financeira, por amealhar bens, garantindo sustento e segurança monetária para o futuro incerto.

Há aqueles que elegem os valores do individualismo e do egoísmo. Outros desdobram-se na preocupação com o próximo, nos valores da solidariedade e da cidadania.

Frente a tantas diferenças, tantas experiências e vivências, naturalmente haverá dias em que nos perguntaremos: Qual a finalidade da vida?

Se materialistas, responderemos a essa pergunta dizendo que a vida é para que desfrutemos de seus prazeres, não importa como e a que preço, pois quando a vida se esvair de nós, tudo estará consumado.

Se imaginamos a vida única e singular a esta existência, nossa resposta será que a vida é desafiadora e algo injusta, pois nessa única experiência nosso destino para após a morte será traçado.

Porém, se entendermos esta vida como mais um capítulo de um longo livro, que iniciou sua escrita desde há muito, veremos tudo sob outro prisma.

Entenderemos que a vida, sob o foco da Imortalidade da alma e da multiplicidade das existências, é mais uma oportunidade que o Senhor nos oferece para que nosso progresso se faça.

Assim, os desafios e oportunidades são sempre as lições melhores que a Providência Divina pode nos ofertar, para que novas conquistas alcancemos.

E, desta forma, entenderemos que o maior significado da vida é o do aprendizado das coisas de Deus, das Leis que regem o Universo, da melhoria e progresso individual.

Seja esse progresso intelectual, através do investimento em nossa formação, em nossa capacidade intelectiva, seja o progresso moral, através da transformação de valores menos nobres para aqueles consentâneos com a Lei de amor, que rege a tudo no Universo.

Lembremo-nos, portanto, que se dificuldades e problemas de grande monta batem à nossa porta, é o convite para novos aprendizados.

Assim também os dias de bonança e ventura serão dias de aprendizado das coisas da vida, das coisas de Deus.

Pensemos nisso.

(Redação do Momento Espírita. http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=3018&stat=0)